Nossa História

NOSSA HISTÓRIA

A Elvi nasceu através de um jovem espanhol chamado José Sola Callejo, de 27 anos, técnico em refrigeração comercial, responsável por uma oficina na cidade de Madri, na Espanha. Idealista e inconformado com o regime político vigente na Espanha, sob o jugo do Generalíssimo Franco, decidiu deixar sua terra e partir para a Argentina, na América do Sul, embarcando no navio que o levaria para Buenos Aires.

No entanto, o navio chegou ao porto do Rio de Janeiro com avarias mecânicas e lá teve que permanecer atracado por alguns dias. Foi o suficiente para José dar umas voltas pela cidade e perceber a riqueza do País. Notou essa riqueza já em suas andanças, quando observou que o lixo depositado por toda a área do porto e imediações era muito rico, viu a abundância que era jogada fora em confronto à escassez que tinha conhecido na Espanha e assim, decidiu no Brasil ficar.

Conseguiu um emprego em uma oficina, trabalhando na manutenção de máquinas, mas isso durou pouco tempo. Ele não se adaptou ao clima quente da cidade. Mudou-se, então, para São Paulo e seu primeiro trabalho foi na indústria de sorvetes Kibon, que chegava ao Brasil àquela época. Durante oito anos, ele cuidou da fabricação e manutenção das primeiras geladeiras que ficavam nos pontos de vendas dos sorvetes. Mais tarde, executou o mesmo trabalho na Coca Cola e também na Chicletes Adams, sempre cuidando de refrigeração.

nossa-historia

Com espírito empreendedor e inquieto, montou uma oficina por conta própria para manutenção das geladeiras e conservadores de sorvetes Kibon e dos refrigerantes Coca Cola e ali, após o término de sua jornada de trabalho na Adams, trabalhava todas as noites, por várias horas. Algum tempo depois, começou a fabricar vitrines refrigeradas e nasceu a SOLASKA, que mais tarde, instalada em São Bernardo do Campo, transformou-se em Refrigeração Rudge, o nome do bairro.

Depois, em homenagem a sua mãe, Elvira, que havia ficado na Espanha, a empresa viria a se chamar ELVI. E, desde então, a ELVI só cresceu e aumentou sua participação no mercado, ampliando e investindo em sua capacidade fabril e de desenvolvimento, contando hoje com profissionais qualificados e equipamentos de última geração que levam ao cliente um produto robusto e durável aos mais exigentes mercados.